sábado, 25 de janeiro de 2014

ARROZ DE PALMA

Título: Arroz de Palma
Autor: Francisco Azevedo
Páginas: 368
Editora: Record

Ouvi falar de Arroz de Palma pela primeira vez no programa Globo News Literatura há uns bons dois anos, quando o autor  foi entrevistado por Edney Silvestre. Depois a Gláucia o leu para o Clube do Livro e me disse que eu iria gostar. Procurei o livro para comprar e não encontrei. Esqueci, lembrei de novo, voltei a esquecer, comprei, e o livro não chegou, esperei, esqueci, voltei a esperar, esqueci e o livro enfim chegou, e foi morar na estante. E então, vi um comentário do Lima sobre o livro e ele dizia que este Arroz de Palma era um livro delicado, poético, saboroso. E eu que estou sempre em busca de livros reconfortantes para minha lista, pensei: que época melhor para ler um livro assim do que o final do ano?

Comecei a leitura perto do Natal de 2013 e entro por 2014 lendo um livro pra lá de delicado, saboroso e poético. Você deve estar se perguntando se o livro é tão bom, por que demorou tanto? Ora, pois! Não dá para ir com voracidade em algo delicado, então eram poucas páginas hoje, umas outras tantas amanhã, com direito a sessões de: você quer ouvir um trecho do que estou lendo? À medida que avançava era como se estivesse sentada na cozinha da fazenda com a caneca de café nas mãos ouvindo o Antonio a contar, narrar, ler para mim sua história. E este que é um livro tão delicado,  saboroso e reconfortante caiu certinho para os Desafios Literários que participo, no Divas ele entrou como Tema Livre e no Skoob no Tema Autores Brasileiros inclusive Contemporâneos.

Grifos:
Família é prato difícil para se preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema. (...) Uma pitada a mais disso ou daquilo e, pronto é um verdadeiro desastre. Família é prato extremamente sensível. Tudo tem de ser muito pesado, muito bem medido.
Outra coisa: é preciso ser profissional. Principalmente, na hora de meter a colher. É verdadeira arte, uma grande amiga minha quase desandou a receita de toda a família, só porque meteu a colher na hora errada. 




Sinopse:  Primeiro romance a tratar da imigração portuguesa para o Brasil no século XX, este livro narra a saga de uma família em busca de um futuro melhor, superando todas as dificuldades. Nos cem anos em que acompanhamos a vida desta família, irmãos brigam e fazem as pazes. Uns casam e são felizes, outros se separam. Os filhos ora preocupam, ora dão satisfação. Tudo sempre acompanhado pelo arroz jogado no casamento dos patriarcas da família, em 1908, e que serve de fio condutor a esta história.




2 comentários:

  1. Não conhecia, mas parece ser do tipo que eu gosto. Vou já marcar no Skoob para não esquecer.
    bjo

    ResponderExcluir